Nunca te esqueças de quem és!
Olha-te ao espelho todos os dias e reconhece na tua cara a justiça, a serenidade e a coragem. Na rua, levanta a cabeça com orgulho. Ainda que mais ninguém saiba, estarás lá para nos proteger a todos e, quando necessário, agirás, sem hesitação.
Nunca te esqueças de quem és porque, no dia seguinte, terás de olhar novamente o espelho e continuar a reconhecer na tua própria cara, a justiça, a serenidade e a coragem.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Dia da criança ou dia da Guarda?

A GNR com pompa e circunstância ocupou o Parque das Nações em Lisboa para comemorar o dia mundial da criança no dia 1 de Junho de 2014. Como todos sabemos, a GNR não tem jurisdição territorial na cidade de Lisboa, mas persiste em centrar as suas acções na capital.
Tiro-lhes o chapéu pela quantidade e qualidade dos meios expostos: blindados, viaturas do GIPS, viatura de instrução de condução em todo-o-terreno também do GIPS, a unidade especial de operações subaquáticas, um bloco de catástrofes USAR com meios de rappel, viaturas de ordem pública da unidade de Intervenção, motociclos a apitar e com grandes ratters, meios cinotécnicos, cavalos, etc.
Pretendendo ser próximos das crianças Lisboetas, o único meio que tinham directamente relacionado com o policiamento de proximidade foi um singelo veículo Smart da ‘Escola Segura’. Como quem diz: “ah isso, da proximidade é para as polícias menores como a PSP”! Tudo o resto eram meios das inúmeras unidades especiais que se vão multiplicando na GNR, com aquisição exponencial de meios, onerosa para todos os contribuintes e sem aparente justificação ou necessidade de utilização, tanto que os meios apresentavam na generalidade pouco ou nenhum desgaste devido a falta de utilização.
Pode-se argumentar: foi uma excelente inciativa! A GNR dá uma imagem moderna junto dos cidadãos e das crianças numa zona nobre da cidade onde não têm responsabilidade territorial! Admitimos que a exposição em si estava muito bem delineada. Mas perguntamo-nos nós: e as crianças de Freixo de Espada a Cinta? De Penafiel? De Sines? De Paços de Ferreira? E de Vialonga, onde existem pelo menos duas ZUS onde raramente se vêem meios da GNR??? E o dia mundial da criança nas inúmeras vilas e aldeias que estão à responsabilidade da GNR? Porque é que a GNR não comemorou o dia mundial da criança na sua área de jurisdição?
Arriscamo-nos nos próximos anos a assistir à GNR comemorar o dia mundial da criança a 20 milhas da costa portuguesa, em submarinos, em helicópteros, numa fragata, num quartel do exército, numa instalação do SEF ou no Largo da Penha de França.
É feio utilizar as crianças para operacionalizar desígnios expansionistas e manobras de marketing numa guerra permanente que não interessa a ninguém (apenas aqueles que pouco têm que fazer e que se podem dar ao luxo de planearem estas estratégias com objectivos bem menos altruístas que os anunciados)! É feio querer «provocar» a PSP com iniciativas supostamente de força humana, virada para os mais jovens, quando efectivamente esta acção não passou de mais um episódio de propaganda que traduz a sistemática violação de regras éticas e deontológicas de relacionamento com as outras forças e serviços de segurança, com as forças armadas, etc.
A GNR persiste em patrulhar as áreas que não são da sua responsabilidade, em reforçar áreas sem que lhe peçam reforço, em realizar operações na área da PSP sem se preocupar em coordenar com os responsáveis territorialmente competentes.
Mais uma vez, são efectuados contactos com entidades locais à revelia de qualquer coordenação com a PSP…isto só traduz duas coisas: sobranceria e impunidade.
Ao mesmo tempo, a GNR com esta exposição demonstra aquilo em que se está a transformar (ou aquilo que efectivamente os oficiais mais fundamentalistas gostariam que fosse): um corpo elitista de tropas especiais! Não uma força de segurança próxima dos cidadãos! Mas uma verdadeira Guarda do território e não dos cidadãos!
Meios dispendiosos, pouco utilizados, utilizados numa acção benemérita com as crianças, quando nas vilas e aldeias se encontra a verdadeira Guarda com instalações deficitárias, com viaturas em condições deploráveis, com Guardas que olham para estas Unidades Especiais como símbolo de uma outra Guarda que não é a sua!


SC