Nunca te esqueças de quem és!
Olha-te ao espelho todos os dias e reconhece na tua cara a justiça, a serenidade e a coragem. Na rua, levanta a cabeça com orgulho. Ainda que mais ninguém saiba, estarás lá para nos proteger a todos e, quando necessário, agirás, sem hesitação.
Nunca te esqueças de quem és porque, no dia seguinte, terás de olhar novamente o espelho e continuar a reconhecer na tua própria cara, a justiça, a serenidade e a coragem.

domingo, 3 de março de 2013

Troco a Guarda Nacional Republicana por uma Guarda Costeira


A nossa localização atlântica e o imenso mar que faz parte do nosso território e administração, deveria carecer de uma especial atenção. Atenção essa que a Comissão Fontoura de sábios bafientos, não pareceu perceber nem assinalar suficientemente, apenas para repisar os velhos e caducos conceitos propalados pelo IDN.

Esse imenso mar carece de cuidado e de vigilância que não se compadece com a multiplicação de autoridades, para as quais, como habitualmente, a GNR também decidiu contribuir, criando mais um engulho à República que a pariu.

Indo mais profundamente, talvez o futuro da Unidade de Controlo Costeiro da GNR (mais uma unidade…) esteja na fusão com a Polícia Marítima, com as Capitanias (que, a talho de foice se diga, mereciam ser cuidadosamente investigadas!) e, já agora, com o Instituto de Socorros a Náufragos, para formar uma Guarda Costeira, com competências em toda a costa a partir do lado molhado da praia!

A guarda, sempre pronta a levantar o dedo para dizer, com estranha soberba, que faria o que os outros fazem melhor do que eles, põe-se a duplicar tudo quanto já é feito por outros com a bizarra condescendência dos sucessivos governos.

Em boa verdade, o Governo Sócrates, com Rui Pereira como Ministro da Administração Interna, foi, de todos das últimas décadas, o que fez as reformas mais desastrosas, permitindo à GNR fazer tudo o que lhe deu nas ganas.

Uma verdadeira racionalização do sistema impõe, de facto, a diluição da GNR.

Todavia, é preciso dar solução aos seus homens, até porque os recrutamentos para a guarda são em grande… até aí falta racionalidade e os recrutamentos em grande número destinam-se a permitir mandar todos os anos uma boa taleiga de militares para a reserva.

Assim, a GNR mete muita gente mas está sempre com falta de pessoal.

Ora, Portugal possui a 3ª maior Zona Económica Exclusiva da União Europeia e a 11ª do mundo. A exploração deste território submerso está longe de ter sido feito e a Nação está longe de ter os recursos disponíveis para a explorar e controlar.

Estranhamente, isto não parece ter preocupado os senhores do Clube Fontoura que dejetaram o Conceito Estratégico de Segurança e Defesa Nacional (CESDN) que, em bom tempo, passou a Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN).

Essa gente, supostamente a nata dos nossos estrategas, fez apenas as seguintes referências, das quais não são, nem de perto, nem de longe, retiradas as devidas consequências.

Refere a primeira versão do CESDN que tive oportunidade de ler (e o sacrifício, já que nem o português utilizado é decente):

4.4.2 - A exploração dos recursos na Plataforma Continental Alargada (ONP/ONC)

A exploração sustentável destes recursos e a consequente criação de valor para Portugal, exige que se criem condições que assentam em três fatores críticos de sucesso: melhorar o conhecimento científico, aumentar a defesa da plataforma continental, e incrementar a capacitação tecnológica. Estes três fatores, em conjunto, contribuem para alcançar o objetivo estratégico de segurança de “preservar os interesses nacionais nos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional”.

A ausência de informação credível sobre o valor estimado dos recursos existentes no solo e subsolo marinhos inibe ou restringe a captação de investimento, pelo que é necessário continuar a apostar no desenvolvimento do conhecimento científico e na sua transformação em informação económico-financeira, que sirva de base à avaliação da rentabilidade dos futuros projetos de exploração.

Apesar de ser ainda necessário melhorar o conhecimento das riquezas por explorar, é fundamental aumentar, desde já, a defesa da plataforma continental, através do reforço da vigilância, do controlo e capacidade de intervenção no vastíssimo espaço marítimo e aéreo adjacente, de forma a evitar que terceiros se apropriem ilegitimamente dos recursos nacionais. A par do desenvolvimento científico, é essencial incrementar a capacidade tecnológica para viabilizar a exploração de recursos em locais e em condições que a tecnologia atual ainda não possibilita.(o sublinhado é meu)

A consecução do referido objetivo estratégico passa, em primeiro lugar, pela revisão, em curso, da Estratégia Nacional para o Mar, de 2007, dando-lhe um enfoque atual face aos desenvolvimentos havidos no âmbito da reclamação da EPC junto da ONU, que ocorreu em 2009. Essa Estratégia constitui o principal instrumento para que o aproveitamento sustentável do mar venha a constituir uma realidade efetiva, uma vez que, sendo alicerçada numa abordagem holística, que visa integrar e articular as várias políticas sectoriais, vem dar resposta aos desafios que o mar coloca nas dimensões diplomática, económica, ambiental, cultural e securitária. Por este motivo, também no caso vertente deste CESDN se teve a preocupação de alinhar os vetores de ação estratégica com os pilares da Estratégia Nacional para o Mar. Assim, as linhas de ação estratégica que, sob o ponto de vista da segurança e defesa nacional, melhor permitirão assegurar as condições para a exploração sustentável dos recursos na plataforma continental, passam por:

1. Apostar na educação profissional e superior na área das ciências do mar, ligando-a aos centros de I&D existentes e a criar;

2. Promover a criação, em Portugal, de um centro de excelência internacional de I&D na área das ciências do mar, em espaço e instalações cedidas pelo Estado, otimizando a partilha dos recursos existentes;

3. Estabelecer um enquadramento fiscal favorável às empresas que invistam em atividades de I&D em ciência e tecnologia associadas à exploração de recursos marinhos;

4. Realizar o ordenamento do espaço marítimo e regulamentar as atividades de exploração de recursos, garantindo a criação de valor para Portugal;

5. Desenvolver um programa nacional de Conhecimento Situacional Marítimo, assente na colaboração entre entidades com competências no mar, que permita a aquisição de dados (saber o que existe e onde se encontra) e o seu tratamento para obter informação e conhecimento (ajuizar “qual o seu valor potencial”), a fim de melhorar a eficácia no planeamento e condução das operações marítimas (desenvolver a capacidade de exploração e conduzir as atividades atinentes);

6. Dar prioridade à edificação de capacidades aeronavais militares, para garantir a vigilância, a fiscalização e a intervenção na área da plataforma continental; (sublinhado meu)

7. Divulgar o projeto de EPC e o potencial económico da plataforma continental nas principais universidades de economia e gestão e associações empresariais, para dar maior notoriedade ao setor da exploração de recursos marinhos;

8. Incentivar o investimento estrangeiro neste setor, através de parcerias empresariais;

9. Realizar acordos de cooperação com os países da CPLP, para prestação de serviços de assessoria científica e técnica, associados aos projetos de EPC desses países, rentabilizando o investimento realizado no projeto nacional, consolidando a experiência e o conhecimento científico adquiridos, e projetando a credibilidade de Portugal, como nação marítima.

4.4.3 - A fachada atlântica ao serviço do crescimento e emprego (ONP/ONC)

Portugal tem a maior parte da sua fronteira com o mar e, por isso, assumiu a sua exploração como um desígnio estratégico nacional. O perfil da fachada atlântica, aliado à extensão dos espaços marítimos de soberania e jurisdição nacionais, representa um potencial crescente de riqueza, de conhecimento e de desenvolvimento com base no mar. Daí decorrem, logicamente, importantes desafios e responsabilidades nas áreas da segurança e defesa nacional.

Para um aproveitamento sustentável da fachada atlântica é fundamental promover, em primeiro lugar, um ambiente de segurança e garantir que este é percecionado pelos cidadãos e pelos agentes económicos, nacionais e estrangeiros. Para este efeito, deve ser incentivada a coordenação, e eventualmente a partilha, dos instrumentos das diferentes autoridades com competências na orla costeira, otimizando a sua utilização e melhorando a sua eficácia, de modo a incrementar a capacidade de vigilância, controlo e intervenção neste espaço.

Neste seguimento, e para além do já referido quanto à Plataforma Continental, a exploração do potencial do mar na fachada atlântica e a consequente criação de valor para Portugal, promovendo atividades geradoras de emprego, exige que se desenvolvam condições assentes em três fatores críticos de sucesso: incrementar a função transportes, infraestruturas e logística; fomentar a função turismo e lazer; e desenvolver a função pesca e alimentação.

O incremento da função transportes e logística, potenciado pela nossa localização geográfica, pelo saber existente e pelas infraestruturas e serviços disponíveis, permitirá aumentar o fluxo marítimo/portuário de pessoas e bens, e fomentar a intermodalidade dos transportes, garantindo o desenvolvimento económico local, regional e nacional.

O fomento da função turismo e lazer permitirá maior movimento e envolvimento de pessoas e bens nas atividades relacionadas com o mar, em especial na orla costeira, com o desenvolvimento do transporte de passageiros de curta distância e de atividades de recreio, turismo e desporto.

O desenvolvimento da função pesca e alimentação permitirá aperfeiçoar a indústria de captura, produção e transformação do pescado nacional, em especial da aquicultura, criando igualmente condições para o desenvolvimento das áreas da biotecnologia e da biodiversidade.

Nesta ótica, as linhas de ação estratégica que melhor permitirão assegurar as condições para tornar mais atrativa a fachada atlântica do país, passam por:

1. Atrair e mobilizar a sociedade civil, promovendo a imagem do “mar”, nas suas vertentes histórica, cultural, social, económica, científica, ambiental e securitária, sobretudo nas escolas;

2. Dinamizar a função transportes e logística, promovendo a competitividade dos portos nacionais, com recurso a oferta de serviços portuários multimodais e integrados;

3. Incrementar as ofertas de energias renováveis, criando condições para o investimento no desenvolvimento de infraestruturas nas áreas das energias offshore;

4. Aproveitar as oportunidades que a ligação entre as várias regiões marítimas do território nacional proporciona, com a promoção de atividades relacionadas com o turismo de natureza e o turismo costeiro;

5. Estimular as atividades pesqueira e de aquicultura, facilitando o investimento na produção e transformação, e criando condições para a sua livre comercialização;

6. Garantir o conhecimento, a conservação e a valorização da biodiversidade costeira, marinha e terrestre, através da proteção contra a degradação ambiental por causas naturais e por ação do homem;

7. Promover a criação, em Portugal, de um centro internacional de I&D na área das ciências do mar.

Ora, depois deste tipo de discurso não se gera uma proposta mais concreta porquê?

Tanta vontade de mexer no plano da segurança interna tinha como único objetivo desmantelar a PSP?

A GNR, que se diz força de charneira (eufemismo utilizado para se meter em tudo e não fazer o que lhe compete) não merece uma profunda reforma e não poderia ser utilizada como ponto de partida para fundar a Guarda Costeira que tanta falta faz ao País?

Note-se que a GNR é hoje, mais que tudo, um problema nacional com custos tremendos. Muitos dos quais não se contabilizam mas que se pagam. Pagamos as duplicações, as ingerências permanentes, as birras e os “pontos de honra”…

Não temos dois exércitos, nem duas marinhas, não temos duas forças aéreas, nem duas guardas prisionais, não temos duas Autoridades Tributárias, nem duas Proteções Civis… porque raio temos duas Forças de Segurança?

A guarda tem em si o que é necessário para ser desmantelada pacificamente em menos de 10 anos.

É a sua própria característica de charneira de tudo que pode facilitar a vida ao Governo que tenha os… enfim, a coragem de o fazer, enfrentando os generais e os coronéis.

Notem que a GNR não é uma instituição mas várias. Como dizia o general Mourato Nunes, qual Führer: A GNR por terra, mar e ar!

Está lá tudo. A GNR é a charneira da charneira. Um verdadeiro Estado dentro do Estado. Mais do que um exército do interior (como os dos países do Pacto de Varsóvia) a GNR é um exército, uma marinha e quiçá, uma força aérea do interior.

Assim, não será difícil dar-lhe, não um, mas vários destinos.

Os homens da GNR que queiram ser polícias ficam na Polícia. Os que acham que não podem ser outra coisa se não militares mas querem fazer investigação criminal têm futuro na polícia judiciária militar. Os que querem ser bombeiros e montanhistas seguem dos GIPS para a Proteção Civil. Os que querem ser inspetores tributários marcham da Unidade Fiscal para a AT. Os que querem estar a jogar às cartas à espera de uma missão internacional na Unidade de Intervenção ou montar a cavalo e fazer um ar mais importante que os demais na USHE podem engrenar respetivamente nas fileiras das Forças Armadas distribuindo-se como polícias militares dos ramos ou como adornos para festas oficiais. Finalmente, os que querem andar na água na Unidade de Controlo Costeiro poderão formar a Guarda Costeira com os outros desocupados de que já fiz menção inicialmente.

Aqui está uma solução para a vigilância da costa, dando aos GNR aquilo que mais querem (serem militares) e aos oficiais generais muitos lugares para crescerem e se multiplicarem, como mandou o senhor e eles tão bem têm conseguido neste cantinho à beira mar plantado.

 

Horácio Clemente